terça-feira, 9 de novembro de 2010

Crítica: Scott Pilgrim Contra o Mundo

O amadurecimento é uma das maiores dificuldades do ser humano. Há pessoas que amadurecem rápido, outras que amadurecem mais tarde. E há aquelas que se recusam a se tornarem, querendo viver na adolescência para sempre.
Este tema é abordado em Scott Pilgrim Contra o Mundo. Baseado na graphic novel que acabou recentemente, o filme conta a história do canadense Scott Pilgrim, jovem desempregado que toca baixo na banda Sex Bomb-Omb, que se apaixona por Ramona Flowers, americana misteriosa que desperta a paixão no rapaz. Mas, para ficar com ela, o bom moço tem que enfrentar a Liga dos 7 Ex-Namorados dela.
O filme tem como premissa esse duelo de Scott com os ex-namorados de Ramona, mas o que ganha destaque no enredo mesmo é o amadurecimento do rapaz. A cada ex-namorado enfrentado e derrotado Scott caminha para a vida adulta: o seguir em frente depois de um término de namoro, o que fazer da vida, o abandono dos sonhos, o namoro firme, etc. Todas essas características são conquistadas por Scott de forma que o grande prêmio seja a garota de seus sonhos.
Outra ideia bem planejada é a edição. O filme tem uma velocidade e ritmo estupendos, fazendo com que o espectador seja engolido por um caldeirão cheio de referências a games e quadrinhos. É como se o público estivesse vendo alguém jogar um videogame ou ler um quadrinho. Referências a Mário, Zelda, Final Fantasy e outros levam ao delírio qualquer gamer. Por exemplo: a cada ex-namorado ou vilão vencido, surgem moedas em seu lugar, que vão aumentando conforme o nível cresce. Os ex-namorados são bacanas também. Cada um tem seus poderes e sua graça.
O bacana de Scott Pilgrim também são as lutas. Elas vão lembrar bastante os viciados em Street Fighter, e cada uma é melhor que a outra. Prepare-se para lutas de baixo, punhos, armas e monstros de som. Muito legal!!!
No quesito adaptação, parece que o diretor Edgar Wright alucinou mais que Zack Snyder em Watchmen e transporta o quadrinho para o filme praticamente quadro po quadro, deixando o fã do quadrinho bastante feliz. Ele usa até algumas partes do quadrinho (Não disse que ele estava alucinado?)!!!
Nas atuações, destaque ao personagem Wallace, amigo gay de Scott Pilgrim. São dele as melhores piadas. Michael Cera dá sua habitual atuação ao personagem principal, e Mary Elizabet Winslet e Ellen Wong tem destaque nos papéis de Ramona e Kinives Chau (garota apaixonada por Scott), respectivamente. Os ex-namorados tem razoáveis interpretações, mas empolgam mesmo assim.
Para alguns, um filme normal. Para quem viu, a esmagadora admite: Scott Pilgrim é uma das melhores adaptações de todos os tempos!!! Viva!!!

Nota: 10

0 comentários :

Postar um comentário