terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Top 10: (ESPECIAL OSCAR 2013) Os ganhadores mais inusitados

Começamos aqui nosso especial Oscar 2013, que vai até domingo, dia 24, quando a premiação acontece! Para começar, vamos de um top 10.
Nas 84 edições do Oscar já tivemos de tudo, e com os ganhadores de Melhor Filme ainda mais. De blockbusters a filmes totalmente esquecidos até ganharem, a Academia foi bastante diversa na hora de escolher o melhor do ano. Mas isso não quer dizer que houve algumas bizarrices. Pelo contrário! Confira agora os 10 filmes mais bizarros, inusitados, estranhos e surpreendentes a ganharem o prêmio máximo (Obs: A qualidade dos filmes não é objetivo da lista a seguir, mas sim sua incoerência com todos os outros ganhadores do Oscar de Melhor Filme):

10°: Shakeaspeare Apaixonado

A adocicada história de amor envolvendo Shakeaspeare superou verdadeiros clássicos como O Resgate do Soldado Ryan, Além da Linha Vermelha, Elizabeth e A Vida é Bela e conquistou em 1998 o prêmio de Melhor Filme. Tudo bem que muitos romances já tinham ganhado o Oscar até o momento, como por exemplo Titanic, mas foi interessante ver a Academia escolhendo um filme romântico em uma lista com 4 nomes que envolviam guerra (gênero geralmente vencedor) na história.

9°: A Lista de Schindler

Já tinham-se passado 33 anos desde que um filme preto e branco tinha ganhado Melhor Filme, mas em 1994 aconteceu de novo: A Lista de Schindler, belíssimo filme de Steven Spielberg, ganhou o prêmio, superando a disputa acirrada com O Piano. Apesar de existir uma imagem colorida (a garotinha de vermelho), a história do alemão que salvava judeus na Segunda Guerra é considerado como preto e branco, que só ganharia Melhor Filme em 2012 com O Artista.

8°: Perdidos na Noite

Até 1970 a Academia dava o prêmio para filmes lindos ou políticos, com histórias mais "clássicas". Eis que no final da década de 60 um filme nada lindo e político ganhou Melhor Filme. Perdidos na Noite, uma história sobre duas pessoas consideradas marginais (ou seja, deixados de lado) pela sociedade, quebrou a regra e iniciou uma onde de ganhadores mais violentos. Uma verdadeira revolução.

7°: Crash - No Limite

2006 foi a última vez que aconteceu uma surpresa no principal prêmio do dia (Talvez esse ano aconteça de novo): Crash, um filme que mostrava as questões raciais após o 11 de setembro (nada a ver com o perfil do Oscar, cujo último filme eleito pela Academia sobre o mesmo assunto tinha sido em 1968) superou a história de amor gay de O Segredo de Brokeback Mountain, favorita na noite, e ganhou Melhor Filme. Esse ano talvez tenha sido o ano mais surpreendente da premiação, que nunca mais surpreendeu.

6°: Guerra ao Terror


Em um ano com Avatar, o filme com maior bilheteria em todos os lugares, no páreo, um filme de baixo orçamento (o menor a ganhar) conquistou o prêmio de Melhor Filme de 2010. Além de ser um protagonizar um verdadeiro duelo de Davi e Golias, Guerra ao Terror foi o primeiro a colocar um diretor de gênero feminino como vencedora de Melhor Diretor. Um verdadeiro estranho no ninho.

5°: O Poderoso Chefão II

A continuação da história da família Corleone foi a primeira sequência a ganhar o Oscar de Melhor Filme, sendo que o original também já tinha ganho dois anos antes. O mais interessante foi o fato de a sequência ganhar mais que o original, subindo de 3 a 6 estatuetas. Merecido, convenhamos.

4°: Rocky - Um Lutador

O público em geral não sabe, mas Rocky, o lutador, ganhou 3 Oscars! Inclusive o de Melhor Filme e Diretor! O primeiro filme, que também ganhou o prêmio de edição, foi escrito em 30 dias por Sylvester Stallone, alçado para o sucesso depois do sucesso na premiação. Pena que as sequências seguiram outro caminho, deixando a beleza da redenção do primeiro filme de lado.

3°: A Volta ao Mundo em 80 Dias

Em um ano de verdadeiros clássicos como Assim Caminha a Humanidade, Os Dez Mandamentos e O Rei e Eu, a Academia elegeu o aventureiro e esquecível A Volta ao Mundo em 80 Dias, adaptação do clássico livro de Júlio Verne. Péssima escolha, e uma bela chance estragada de colocar um clássico na história de vencedores de Melhor Filme.

2°: O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

Quem imaginava? Um blockbuster como Melhor Filme? A surpresa de ver o último capítulo da saga do Anel ganhando o prêmio máximo da Academia só foi superada pelo filme se juntar a Titanic e Ben-Hur como o maior vencedor de Oscars da história, abocanhando 11 prêmios em 2004. Um verdadeiro fenômeno!

1°: O Silêncio dos Inocentes

Além de ser um dos 3 filmes a ganhar o big 5 do Oscar (Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro), O Silêncio dos Inocentes é o único terror a ganhar o principal prêmio da Academia. A história de Hannibal Lecter, eleito por várias listas como o maior vilão cinematográfico de todos os tempos, ainda é uma verdadeira lição de como qualquer filme pode ser o melhor do ano, desde que o trabalho seja bem feito (e a Academia um pouco fora de si!).

0 comentários :

Postar um comentário