quarta-feira, 27 de março de 2013

Top 5: Tarantino 50 anos

Nascido em 27 de março de 1963, Quentin Tarantino completa hoje 50 anos de vida com 8 filmes sensacionais em seu currículo como diretor. Aproveitando-se disso, o Nerd Contra Ataca realiza agora um top 5 (mais para um ranking) da obra de Tarantino e seus elementos marcantes. Confira:



5°: À Prova de Morte


Planeta Terror pode ter sido até divertido, mas À Prova de Morte veio jogando a película de Robert Rodríguez para o limbo. Ambos parte do projeto Grindhouse, que homenageia os filmes-B de terror, a película de Tarantino acaba superando Rodríguez por mostrar uma trama mais a ver com o tema e menos megalomaníaca, no ponto certo com os homenageados. E, de novo, Rodríguez não lambe os pés de Quentin Tarantino.

4°: Cães de Aluguel/Jackie Brown

Os dois primeiros sucesso do cineasta acabaram sendo deixados de lado na história do cinema, mas não passaram batidos. Jackie Brown e Cães de Aluguel foram um verdadeiro cartão de visitas de Tarantino ao mundo cinéfilo, mostrando ao público do que este americano era capaz. Principalmente Cães de Aluguel, afinal, quem não leva a mão da orelha quando se lembra da famosa cena do ouvido sendo arrancado a som de Bob Dylan?

3°: Kill Bill - Volumes 1 e 2

Há quem chame Tarantino de ícone pop, mas não há como discordar. Prova disso está em Kill Bill, onde o corajoso cineasta envolve linguagens de Hq em sua epopeia vingativa, além de trabalhar ideias que vieram a ser estudadas futuramente em toda a estrutura da sonoplastia. Sem dúvidas uma obra pop. (por Daniel Cunha)

2°: Bastardos Inglórios/Django Livre

Depois de fechar o projeto Grindhouse, Tarantino realizou duas releituras da História do mundo. Seja escapelando nazistas e matando Hitler em Bastardos Inglórios ou resgatando a mulher amada em Django Livre, o diretor colocou em pauta o sentimento da vingança nunca conseguido por nossos antepassados. Além de, claro, lançar Christopher Waltz ao estrelato e dois Oscars.

1°: Pulp Fiction - Tempos de Violência

Não foi muito difícil de apontar a obra-prima das obras-primas de Tarantino. Em meio às suas várias histórias pulp, que a princípio parecem desconectadas, mas aos poucos começam a se conectar, Quentin mostrou em Pulp Fiction o quão talentoso pode ser como roteirista, rendendo-lhe um Oscar de melhor roteiro pelo filme. Outro ponto são os personagens, representando todos os psicológicos a serem reutilizados em outros heróis e vilões em suas obras posteriores. Um verdadeiro clássico sem dúvida.

0 comentários :

Postar um comentário