domingo, 26 de maio de 2013

Fight!: Lanterna Verde X Arqueiro Verde

Dois dos personagens mais amados da DC, Lanterna e Arqueiro Verde já fizeram várias parcerias ao longo de suas existências e confrontaram diversos vilões, além de terem feito decisões ao outro que os afetaram profundamente. Mas afinal, quem ganha num duelo? Esse é o nosso embate de hoje! Confira:
Regras: Serão 5 categorias a ser analisadas, e quem for melhor na maioria delas ganha o duelo. O ganhador de cada categoria será sublinhado. É possível haver empate.

Legenda:
Arqueiro Verde: A
Lanterna Verde: L

Origem

A: Lançada em novembro de 1941, a More Fun Comics #73 trazia a história do milionário Oliver Queen, dono das indústrias Queen que, após o naufrágio de seu navio, deve aprender a sobreviver com um arco-e-flecha em uma ilha deserta. Criado por Mort Welsinger (roteiro) e George Papp (desenhos), o Arqueiro Verde vinha originalmente com o objetivo de repetir o sucesso do Batman (é incrível o número de semelhanças entre os dois personagens), mas o herói aos poucos ganhou ideias próprias, como em Green Arrow: Year One, história que reformulou a origem de Oliver Queen, envolvendo corporações chinesas como grande vilões.
L: Em julho de 1940 a revista All American Comics estreava o conceito do Lanterna Verde, mas em uma versão bem diferente da vista hoje: O herói era Alan Scott, humano que recebia o poder do anel por vias mágicas. A origem mais conhecida hoje, onde Hal Jordan recebe o anel da Tropa dos Lanternas Verdes do alienígena Abin-Sur, só aconteceria em 1959, pelas mãos de John Broome (roteiro) e Gil Kane (desenhos). O personagem ainda teria mais quatro identidades secretas, que são Guy Gardner (1968), John Stewart (1972) e Kyle Rayner (1994).

Histórias Famosas

A: Sempre considerado um personagem classe B na DC, o Arqueiro Verde teve uma vida alternada entre momentos de total esquecimento e destaque principal. Nesses últimos, saíram histórias interessantes como Green Arrow: Year One, onde o personagem teve sua origem reformulada, The Longbow Hunter, uma das histórias mais sombrias do personagem, e O Espírito da Flecha, onde o heroi é reintroduzido ao universo DC após sua morte. Todas escritas por escritores consagrados como Neal Adams (época de maior sucesso do Arqueiro), Mike Grell e Kevin Smith.
L: Depois de ter passado por péssimos escritores, que exploraram muito mal o universo de Hal Jordan, o personagem caiu nas mãos do roteirista Geoff Johns, atualmente diretor criativo da DC, e virou o jogo. O Lanterna Verde começou a ganhar destaque na editora, e graças à excelente fase proporcionada pelo escritor saíram arcos como Renascimento, que marcou o retorno de Hal Jordan à vida. Tudo se consolidou com A Noite Mais Densa, onde as Tropas foram centrais para o mega-evento da DC em 2009.

Afiliações

A: Oliver Queen já teve passagens pela Liga da Justiça, os Outsiders e os Sete Soldados da Vitória, além de ser o presidente das Indústrias Queen. Atualmente o Arqueiro Verde usa suas flechas a favor da Liga da Justiça Internacional, formada pelo herois mais perigosos do planeta!
L: Quando não está prestando serviços para a Tropa, o Lanterna Verde pode ser visto atuando na Liga da Justiça, que agrupa os maiores heróis da Terra. Outros lanternas humanos também podem ser vistos em outros grupos, a exemplo de Guy Gardner na Liga da Justiça Internacional e Kyle Rainer nos Novos Guardiões.

Maiores Vilões

A: Apesar de sempre estar enfrentando adversários mais genéricos do universo DC (como o Exterminador ou o Pistoleiro), o Arqueiro tem nêmesis próprios. O principal deles é Merlyn, um membro de um grupo criminoso chamado Liga dos Assassinos que tem um domínio no arco-e-flecha ainda maior que o de Oliver. Ele inclusive foi o grande vilão da primeira temporada de Arrow, a série de TV do Arqueiro Verde. Também merecem destaque o Conde Vertigo e o Arqueiro Arco-Íris.
L: O universo é repleto de ameaças, e defendê-lo não é fácil. Entre os vários inimigos enfrentados pela Tropa, o Lanterna Verde já teve que enfrentar Parallax, um ser poderosíssimo movido pelo medo (que dominou a mente de Hal Jordan e o fez dizimar a própria tropa), Nekron, a morte em si e chefe da tropa dos Lanternas Negros, e Larfreeze, o único representante dos Lanternas Laranjas (cujo emoção é a cobiça). Mas o maior nêmesis de Hal Jordan é Sinestro, ex-Lanterna Verde e líder dos Lanternas Amarelos.

Outras Mídias

A: O personagem já foi coadjuvante em várias séries e desenhos, como os Superamigos, Young Justice, Liga da Justiça Sem Limite e Smallville, mas foi em 2012 que o Arqueiro Verde finalmente ganhou uma série própria. Extremamente bem feita, Arrow ganhou grande destaque na programação do canal CW depois de várias críticas favoráveis (incluindo a nossa! Confira aqui). Oliver Queen também pode ser visto em Injustice - Gods Among Us, novo game da DC Comics.
V: O Lanterna Verde já teve participação como coadjuvante em desenhos como Liga da Justiça (e também em Sem Limites), Superamigos e Young Justice, mas tem desenho próprio atualmente em Green Lantern: The Animated Series no Cartoon Network. O heroi também já teve um filme, onde foi interpretado por Ryan Reynolds e que os fãs preferem esquecê-lo devido sua qualidade duvidosa, e participou em dois games como principal, Mortal Kombat vs. DC Universe e Injustice - Gods Among Us.

Resultado: Arqueiro Verde: 2
                   Lanterna Verde: 5

Vitória do Lanterna! Apesar de ter tantas afiliações e importância em outras mídias quanto o Arqueiro, Hal Jordan/Guy Gardner/John Stewart/Kyle Rayner/Alan Scott apareceram antes, tem maiores vilões e histórias mais conhecidas que as de Oliver. De qualquer maneira, ambos os personagens representam com dignidade a cor verde no universo DC e trilham caminhos para terem tanta importância quanto o Batman ou o Superman na editora!

0 comentários :

Postar um comentário