segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dica da Semana: Monstro do Pântano - Raízes

O Monstro do Pântano é um dos herois mais valorizados na DC. Gente como Alan Moore, Mark Millar, Scott Snyder e Grant Morrison já passaram pelas várias revistas do personagem, que aliados ao talento de vários desenhistas entregaram vários arcos de histórias de sucesso da criatura. Apesar de ter aparições inconstantes no universo DC, a criatura sempre atraiu roteiristas desse calibre talvez por sua origem cercada de tragédias e o clima mais sombrio, típico das histórias de terror.
Tudo começou em House of Secrets #92, onde Len Wein, junto com Bernie Wrightson, escreveu a história de Alex Olsen, um cientista vítima de uma explosão planejada por seu melhor amigo Damian, que amava sua esposa. Após ser despejado num pântano, ele renasce na forma de uma temida criatura coberta por plantas naturais do ambiente e parte, a passos lentos, para o antigo lar, onde encontra sua esposa casada agora com o amigo, que planeja matá-la por achar que ela suspeita dele ser o responsável pelo crime. Revoltado, Alex invade a casa e mata Damian, para o pavor da mulher. Percebendo o estrago feito, Olsen abandona a casa e caminha a passos lentos para o local da onde veio, o pântano.
Inspirado pelos tempos sombrios que a dupla criadora passava, o Monstro do Pântano fez bastante sucesso nas vendas, mas quase não voltou a ser publicado. Isso porque Wein e Wrightson se recusaram a escrever uma série mensal do personagem, alegando a história ser bastante pessoal. Os dois logo perceberam a bobagem que haviam feito (nas palavras do roteirista, "Como éramos idealistas. E incrivelmente estúpidos"), e o heroi ganhou uma nova origem em Swamp Thing. Trocava-se o personagem principal (Alec Holland no lugar de Alex Olsen) e tornava-se a história mais sombria, onde a máfia havia matado sua esposa após ser morto numa mesma explosão de laboratório.
Misturando elementos dos gêneros policial e terror, as doze primeiras edições dessa revista, junto com a House of Secrets #92, são agrupadas pela Panini agora na coleção em duas partes Monstro do Pântano - Raízes. Com prefácio do próprio, é interessante ver toda essa gênese do personagem melancólico de Len Wein, que combinado com os desenhos sombrios de Bernie Wrightson criou um personagem verdadeiramente clássico da DC Comics e dos próprios quadrinhos!

0 comentários :

Postar um comentário