terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dica da Semana: Todo Mundo Quase Morto/Chumbo Grosso

Sorvete e risadas nos dois primeiros longas da Trilogia do Cornetto!


Neste último final de semana estreou nas telas americanas The World's End, comédia inglesa dirigida Edgar Wright e com Simon Pegg (co-autor do roteiro junto a Wright) e Nick Frost no elenco. Por enquanto sem data de chegada no Brasil, a trama acompanha um grupo de amigos que tentam terminar um pubcrawl - um tipo de bebedeira em vários bares em uma noite - vinte anos depois da primeira e última fracassada tentativa, enquanto o mundo é invadido por aliens.
Além de repetir a parceria entre os três citados, o longa-metragem encerra a famosa trilogia do Cornetto, projeto do trio de parodiar os mais variados gêneros cinematográficos e formada por Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e o já mencionado The World's End. Surgida durante a divulgação de Chumbo Grosso (em resposta a uma brincadeira de uma pessoa na plateia), o termo foi criado por Wright para explicar a conexão entre os filmes, que além de repetirem parte de seu elenco principal e tratarem do tema da amizade, mostram algum personagem em determinado momento comendo um Cornetto, com um sabor diferente a cada película. O diretor na época brincou ao sugerir que essas diferenças de sorvete faziam referência à trilogia das cores de Krysztof Kieślowski.
Tudo começou em 2004, quando Todo Mundo Quase Morto chegou às telas no dia nove de abril. Passado no início de um apocalipse zumbi, a trama brinca o tempo todo com os elementos do gênero de terror e do universo dos zumbis de George A. Romero enquanto mostra uma típica história de amadurecimento. Nesse contexto, o Cornetto de morango representa o sangue e os momentos mais nojentos da trama, que vão do desmembramento até o combate a zumbis. Em 2007, estréia nos cinemas ingleses Chumbo Grosso, uma paródia aos filmes de camaradagem entre policiais dos anos 80 como Máquina Mortífera representada pelo azul do sorvete original da marca.
Talvez pela honestidade, talvez pela genuína diversão que Wright, Pegg e Frost tiveram ao filmar, os três filmes fizeram considerável sucesso no mundo. Somando tudo, a trilogia teve até o momento (considerando que The World's End está ainda em cartaz) um lucro de quase US$100 milhões para os estúdios, sem contar as excelentes críticas recebidas. Como em Chumbo Grosso, Todo Mundo Quase Morto e The World's End, o trio mostrou como uma antiga amizade pode render belos frutos.

0 comentários :

Postar um comentário