sábado, 24 de agosto de 2013

Novidades da Semana (19/08/13 a 24/08/13): Cinema

A seguir, os destaques do mundo do cinema nessa semana:


Entre o ódio e a aprovação: Na última quinta-feira (dia 22), a Warner surpreendeu todo mundo com o anúncio oficial da contratação de Ben Affleck para o papel de Batman no vindouro Batman Vs Superman (título provisório). Até então considerado carta fora do baralho, o ator condiz com os boatos de um Homem-Morcego mais velho, pois Affleck tem atualmente 41 anos. Ainda no anúncio oficial, o estúdio confirma uma "encarnação completamente nova do personagem" na telona.
Recente ganhador do Oscar, Affleck já estaria treinando para o papel, e por isso teve que abandonar dois projetos. A adaptação do livro A Dança da Morte, de Stephen King, e o remake hollywoodiano do francês Não Conte a Ninguém, de Guillaume Canet, vão ter que procurar outros diretores, e Live By Night pode também sofrer o mesmo destino.
O Hollywood Reporter veio com novas informações sobre o acordo de Affleck com a Warner. Segundo o site, o ator teria contrato para múltiplos filmes do personagem, não sendo apenas para o encontro do Superman com o Batman em 2015 portanto. As conversas entre Zack Snyder e o ator teriam começado no início de 2013, quando Affleck teria se mostrado interessado na ideia do filme e discutiu possíveis tramas com o diretor. O site confirma ainda que Josh Brolin e Ryan Gosling teriam realmente sido sondados em paralelo e que Christopher Nolan terá papel diminuído na sequência de O Homem de Aço, pois seu nome nem é mencionado no anúncio da contratação e Interstellar, seu próximo projeto autoral, já iniciou filmagens no Canadá.
A contratação despertou a ira nos fãs, que inclusive já criaram uma petição, com mais de trinta mil assinaturas, contra o ator sendo escalado para o papel. Segundo o abaixo-assinado, "capacidade de atuação [de Affleck] não chega perto de fazer um Bruce Wayne verossímil e ele não fará jus ao papel. Ele não tem [a forma física] nem é intimidante o suficiente para o papel de Batman. A sua versão do Demolidor foi atroz e ele não é nem de longe um astro de ação. Por favor, encontrem outra pessoa", referindo-se ao filme do Homem Sem Medo de 2003 pelo qual o ator interpretou sua identidade secreta Matt Murdock. Por outro lado, Joss Whedon, diretor da franquia Vingadores, defendeu a entrada do ator, escrevendo em seu Twitter que "Affleck vai mandar bem. Ele tem a capacidade, ele tem o queixo - só precisa do material. Affleck e Cavill frente a frente - Estou dentro".
Falando em contratações, o Cosmic Book Resources confirmou a contratação de Bryan Cranston para o papel de Lex Luthor, afirmando que o protagonista de Breaking Bad teria feito um acordo para seis filmes na franquia. A fonte, porém, não é confiável, logo trate essa informação com desconfiança. A sequência de O Homem de Aço 2 chega às telas em 2015.

Guaxinins e Negações: Guardiões da Galáxia, a comédia de ação da Marvel, ganha a cada dia mais informações sobre a trama (apesar de estarmos esperando mais é pelo primeiro trailer). Quem falou sobre o assunto essa semana foi Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, em entrevista à revista Empire.
O produtor negou os boatos de que o filme se passaria em uma dimensão paralela futurista, afirmando que o longa situa-se mesmo na época da Fase Dois: "Não é revelado exatamente em que ano ou mês o filme está em relação aos outros, mas sim, é o mesmo período".
Ronan, o Acusador, foi confirmado por Feige como grande vilão deste primeiro filme da equipe, mesmo com a presença de Thanos na trama. O presidente da Marvel Studios também falou mais sobre a dinâmica do grupo no longa: "Eles são um grupo improvável. São apenas circunstâncias que os unem ao longo do filme. Rocket foi alterado mecânica e geneticamente, é um experimento de uma parte da galáxia. Groot é uma espécie que se parece com árvores e é muito comunicativo se você pode entender as diferentes entonações quando ele diz 'Sou o Groot'. Peter Quill deixou a Terra em meados dos anos 80, mas quando o encontramos ele é um cidadão do universo. Drax tem apenas uma meta, que é matar Ronan por conta de uma tragédia do passado. Quando encontramos Gamora, ela é uma vilã trabalhando para Ronan, Nebula e Korath, e consequentemente, para Thanos. Gamora não necessariamente gosta de fazer isso e tenta achar um novo caminho para si mesma. Mas ela tem a reputação de ser a mulher mais mortal da galáxia e as pessoas não a recebem de braços abertos".
Já contando com nomes como Vin Diesel e Benicio Del Toro em seu elenco, o Latino Review e o Hollywood Reporter afirmaram que a Marvel Studios ainda teria oferecido essa semana a Bradley Cooper o papel de Rocket Raccoon, o guaxinim da equipe que seria criado por computação gráfica e seria dublado pelo ator. Guardiões da Galáxia chega às telas em agosto de 2014.

Mais polêmica: Joss Whedon diz não ter gostado do final de O Império Contra-Ataca. Em entrevista para a EW, o diretor da franquia Vingadores achou que "Império cometeu o erro mortal de não terminar de verdade. Isso me chocou na época e eu ainda acho que é uma péssima ideia. (...) Não é um final. É um 'volte na semana que vem', ou 'daqui a três anos', e isso me deixa chateado. Eu vou ao cinema para ter uma experiência completa. Se quero um filme que não acaba, eu vou a um filme francês. É uma quebra de confiança para mim. Um filme precisa ser completo em si mesmo", apesar de achar o episódio V de Star Wars, junto de O Poderoso Chefão II, uma continuação que deu certo.
Sobre Vingadores 2, Whedon quer humanizar o vilão Ultron. Cheio de poderes nos quadrinhos (incluindo aí capacidade de voo, controle da mente e superforça), o diretor planeja descartar a maioria destes em favor da acessibilidade ao público: "Sabia desde o início o que queria fazer com ele. [Ultron] está sempre tentando destruir Os Vingadores (...). Ele não é um cara feliz, o que significa que ele é um cara interessante. Ele sente dor. E a forma como isso se manifestará não será da forma robótica convencional. Então vamos retirar alguns desses poderes, pois chega um ponto onde todos se tornam mágicos, e eu já tenho [a Feiticeira Escarlate], que é uma bruxa. (...) Amo Ultron como personagem, pois ele está sempre tão puto".
Whedon ainda comparou durante a entrevista sua criação Buffy: A Caça-Vampiros com as recentes franquias de vampiro no mundo pop, como Crepúsculo e The Vampire Diaries: "Para mim, a questão sobre Buffy - em termos de entretenimento - é se existem personagens capacitadas; quem comanda a narrativa? A coisa de Crepúsculo e todas essas tentativas de franquias é que tudo se baseia em o que essa garota vai fazer, mas ela é completamente passiva ou não tem ideia do que está acontecendo. E isso é incrivelmente frustrante para mim pois muitas das coisas 'roubadas' de Buffy são uma reação contra [a série]; Está tudo lá, menos Buffy. Muitas das coisas direcionadas para os adolescentes são apenas 'Escolhendo Namorados: O Filme'".

Pandora e três dimensões: Qualquer que seja o motivo, James Cameron anunciou quatro romances baseados em Avatar. Escritos por Steven Charles Gould (Jumper), as quatro tramas serão independentes entre si e explorarão a fundo o planeta Pandora e seus habitantes enquanto Cameron continua seu épico nas próximas três continuações, a serem lançadas no mês de dezembro de 2016, 2017 e 2018.
Falando em Cameron, o diretor disse à BBC que ainda acredita no formato tridimensional de se ver cinema: "Para mim, é absolutamente inevitável que o entretenimento será em 3D, que eventualmente tudo será em 3D, pois é assim que vemos o mundo", argumentando ainda que os últimos Oscars de fotografia, com exceção de A Origem, foram entregues a produções 3D. O otimismo do dono das duas maiores bilheterias do mundo, porém, não corresponde às vendas de ingressos para o formato nos EUA, cujos valores caem cada vez mais. Só em países como China e Rússia que o 3D continua com força, somando em alguns casos até 90% das entradas.

Tradição já era: Confirmado para meados de 2015, o episódio VII de Star Wars pode quebrar uma milenar tradição na franquia. Segundo o Badass Digest, inúmeras fontes apontam que o filme sairá em dezembro de 2015, quebrando a sequência de lançamentos dos capítulos em maio. A data, porém, ajudaria J.J. Abrahms e sua equipe a finalizar a pós-produção de maneira correta, além de evitar conflito com Vingadores 2, Alvin e os Esquilos 4 e Kung Fu Panda 3 nas bilheterias.

0 comentários :

Postar um comentário