quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Primeiras Impressões: Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.

Marvel acerta o tom em sua primeira empreitada pela televisão

Por Pedro Strazza

Explorar universos sempre pode ser algo muito interessante para os estúdios. Além de expandirem a mitologia estabelecida por um produto em outros meios de comunicação e fazer o nome deste, a iniciativa já rende algum lucro com os fãs mais viciados, que sempre irão atrás daquilo que lhes forneça mais informações sobre os personagens mais amados. E se a franquia está bombando no mundo pop, o sucesso é mais que garantido.
Por esses e outros motivos, o canal ABC deu ano passado o sinal verde para a produção de uma série baseada nos quadrinhos de super-herói da Marvel, que nos últimos anos foram sendo sucessivamente adaptados para o cinema pela Marvel Studios com retorno extremamente positivo e alcançando seu ápice em 2012 com o longa Os Vingadores e seu um bilhão e meio de bilheteria ao redor do mundo. Orientado pelo diretor Joss Whedon, o estúdio escolheu a agência de defesa S.H.I.E.L.D. como foco do seriado, e encarregou Jed Whedon, Maurissa Tancharoen e o próprio Joss da criação. Mas poderia essa organização sustentar o fardo de constituir uma série tão boa a ponto do público acompanhá-la toda terça-feira religiosamente?
Pelo piloto, a resposta por enquanto é sim. Possuindo trama envolvente e personagens interessantes, o primeiro episódio de Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. cativa os telespectadores não só pelo roteiro, humor (bem ao estilo de Joss Whedon) e ação mostrados, mas sim por sua imersão completa no mundo desenvolvido nos cinemas pela Marvel Studios.
O esqueleto da trama já é uma evidência disso. Passado após os eventos de Vingadores, a história mostra um agente Coulson (Clark Gregg) "ressuscitado" (ele havia sido dado como morto no filme de 2012) e recrutando agentes para o seu departamento, que lida aqui com casos ainda não classificados pela agência. A medida da S.H.I.E.L.D. é um reflexo da batalha de Nova York contra Loki e seu exército chitauri, e visa principalmente identificar novos seres superpoderosos e empregá-los para o bem ao mesmo tempo que recolhe o equipamento alienígena, disperso por toda a cidade.
Mas as conexões não param por aí. De elementos usados em outros filmes do universo Marvel (a inclusão da tecnologia Extremis é a mais surpreendente de todas) à pequenas referências e homenagens aos quadrinhos (a "Jornada para o Mistério" é a mais evidente), o roteiro escrito pelo trio evidencia o tom que o seriado adotará em relação ao já estabelecido nos cinemas e no material original.
Apesar dos riscos em relação à forte integração com sua mitologia, a primeira incursão da Marvel no mundo das séries live-action começou muito bem. O piloto é um belo de um convite ao espectador para conhecer mais do cotidiano desse interessante universo, oferecendo uma visão mais humana e real do que está acontecendo. Se o tempo desgastará a qualidade dos episódios só veremos mais adiante, mas com certeza podemos afirmar que Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. deu o pontapé certo para agradar tanto fãs como público.

0 comentários :

Postar um comentário