quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Top 5: Filmes Esportivos Baseados em Fatos Reais

Está chegando aos cinemas brasileiros essa semana Rush - No Limite da Emoção, novo filme do diretor Ron Howard, que reconta a trajetória de rivalidade entre os pilotos de Fórmula 1 Niki Lauda e James Hunt. A eterna briga entre o austríaco e o britânico, dentro e fora das pistas, ficou famosa nos anos 70 e acabou tendo consequências desastrosas para as vidas pessoais de ambos os lados.
A película, porém, não é a única a adaptar fatos reais do mundo do esporte para o cinema. Vasto e curioso, esse universo de disputas, glórias e derrotas já foi inúmeras vezes usado por Hollywood para suas criações, e em sua esmagadora maioria a dinâmica de personalidades do basquete, beisebol, boxe e outros foram focadas pelas lentes de vários diretores. Aproveitando-se dessa variedade, O Nerd Contra Ataca elabora agora uma lista com cinco dos melhores filmes, em nossa humilde opinião, com esse enfoque real e artístico. Confira:

5°: Invictus

Era o ano de 1995. Recentemente eleito, o presidente Nelson Mandela precisava encontrar uma solução para o povo sul-africano, dividido em raças durante o regime do apartheid, enquanto cria condições para o país sediar a Copa do Mundo de Rugby. Observando que a população negra torcia contra a seleção nacional nos estádios, ele resolve então pedir ajuda ao capitão da equipe François Pienaar para empenhar o time a conquistar a taça e devolver, assim, a tão sonhada união à África do Sul.
Em um forte clima de filme auto-ajuda, Invictus é um grande longa-metragem não só por consegue driblar esse clichê como ilustrar, mesmo de maneira leve, o pesado clima que circulava pelo país africano após o fim do regime racista. Já experiente em dirigir películas sobre esporte (Como no caso de Menina de Ouro, que só não entrou nessa lista pela veracidade dúbia dos fatos), Clint Eastwood exibe o melhor de sua direção para explorar a conflitante mente de Nelson Mandela, reflexo de seu povo e seus problemas.

4°: Moneyball - O Nome do Jogo

Apesar de idolatrarmos jogadores e técnicos, realmente peças fundamentais para a vitória de nossos clubes do coração, os verdadeiros heróis na conquista de títulos são aqueles que trabalham fora das quadras e estádios. Exemplo disso seria Billy Beane, gerente de baseball do Oakland Athletics. Mesmo ainda não tendo conseguido levar o time à conquista da temporada, ele foi fundamental, junto ao analista Peter Brand, em revolucionar a maneira de enxergar as habilidades de cada jogador e formar, com atletas medianos, o time ideal para a vitória. A história desse desenvolvimento todo é retratada em Moneyball, longa dirigido por Bennett Miller (Capote) e com Brad Pitt e Jonah Hill nos papéis principais.

3°: O Vencedor

Disparado o esporte mais usado por Hollywood, o boxe sempre envolveu a família de seus participantes. Seja na administração ou no apoio incontestável, pais, tios, filhos e avós procuram ao máximo não perder seu parente para a inescrupulosidade de agentes e empresários corruptos, além de, claro, para o óbvio glamour midiático. Essa segurança exarcebada acaba gerando conflitos dentro desses grupos, podendo resultar na visão do diretor David O. Russell em O Vencedor, que mostra através de seu elenco poderoso a forte separação ocorrida dentro da família do lutador Dicky Ecklund (Christian Bale) após seu envolvimento com as drogas. Polêmico e dependente químico, o boxeador precisa compensar todos os erros cometidos no passado através do jovem irmão Micky (Mark Whalberg), que agora está ingressando nesse perigoso e violento mundo.

2°: Maldito Futebol Clube

De todos os esportes existentes, o futebol é o menos utilizado pelo cinema. Considerado o maior esporte do mundo, as animadas partidas de dois times com onze jogadores encontram dificuldades para serem admiradas na tela grande pela latente dificuldade em encontrar um protagonista digno de filmagem, já que são muitos personagens para uma única modalidade.
Mas há alguns diretores que consigam solucionar esse defeito, como o vencedor do Oscar Tom Hopper (Os Miseráveis). Antes de sua vitória na famosa premiação, o cineasta filmou a história do técnico Brian Clough, famoso por levar o mediano Nottingham Forrest à conquista do bicampeonato na Liga dos Campeões, torneio mais importante da Europa. Teimoso, Clough ganha uma interessante abordagem de Hopper, retratado aqui durante seu período conturbado no Leeds United, auge da rivalidade com Don Revie, técnico da seleção inglesa na época.  

1°: Touro Indomável

Feroz, violento e instável. Esse era Jake LaMotta, boxeador campeão dos pesos-médios durante os anos 50 e apelidado de "O Touro do Bronx". Polêmico, o lutador virou o foco do diretor Martin Scorcese em 1980 quando este lançou Touro Indomável, que acompanha a trajetória de LaMotta dentro e fora dos ringues. Filmado em preto e branco, o longa é quase um documentário sobre o mundo do boxe, mostrando inclusive o que acontecia por baixo dos panos enquanto disseca o animal incontrolável dentro do lutador. Considerado pelo American Film Institute um dos melhores cinco longa-metragens já feitos, Touro Indomável é com absoluta certeza o filme definitivo sobre o esporte e sua dinâmica brutal, além de ser uma belíssima retratação da deturpação humana frente a objetivos quase fúteis.

0 comentários :

Postar um comentário