terça-feira, 5 de agosto de 2014

HEY, Eu Quero uma Segunda Opinião!: Guardiões da Galáxia

A expansão do Universo Marvel nos cinemas por meio de um filme divertidíssimo

Por Alexandre Dias


Depois de assistir Guardiões da Galáxia o que fica é o gosto de "quero mais". Divertido do primeiro ao último minuto, o filme é mais uma aposta arriscada (e certeira) da Marvel Studios, que expande o seu universo nas telonas por meio de uma equipe atípica de...perdedores!
Perdedores? Sim, perdedores, e são eles quem ganham totalmente o espectador: Peter Quill, o Senhor das Estrelas (Chris Pratt), é o líder totalmente oposto ao que seria o Capitão América: ladrāo, mulherengo e sem os princípios do Sentinela da Liberdade. Drax, O Destruidor (Dave Bautista, ótimo), é o brutamontes em busca de vingança; Gamora (Zoe Saldana) a letal assassina que mudou de lado; e, para completar, há as figuras peculiares do guaxinim, Rocket, e da árvore humanóide, Groot, dubladas de forma fantástica por, respectivamente, Bradley Cooper e Vin Diesel. E se Joss Whedon conseguiu juntar o super grupo dos vingadores, dando o tempo certo de cada integrante, o diretor e roteirista James Gunn realiza aqui o mesmo feitio junto da também roteirista Nicole Perlman.

Os vilões também merecem destaque: o líder dos kree, Ronan, O Acusador (Lee Pace), se assemelha ao Malekith, de Thor- O Mundo Sombrio, quanto aos objetivos e o próprio desenvolvimento do personagem; Nebula (Karen Gillan) também é ótima em ação e se sai bem no papel da filha renegada. Mas sem dúvida o maior impacto vilanesco é de Thanos (Josh Brolin), que nos poucos minutos em que aparece impõe toda autoridade que tem por meio do vozeirão e do visual evil, prometendo fazer história nos futuros filmes do estúdio.

Assim como a aparência de cada indivíduo é bem trabalhada (destaque para Rocket e Groot, que são uma mistura de CGI com captura de movimentos), o universo espacial também é digno de admiração. Cada detalhe de Xandar é magnífico e a aparição de Luganenhum é de tirar o folêgo pela extensão da estação espacial.

Todos os aspectos mencionados são agregados a uma diversão intensa: as cenas de ação são espetaculares e o humor é devidamente colocado para cada situação e personagem (um bônus para as awesome musics, que são apreciadas por Peter Quill e se transformam em piada várias vezes). Ainda vale afirmar que os poucos momentos dramáticos funcionam na medida certa.

Um filme repleto de efeitos especiais, com muito humor e que tem um roedor como protagonista pode parecer genérico. Não é o caso aqui, aonde a Marvel Studios é mais uma vez competente ao ampliar o seu mundo no cinema com as possibilidades que tem, afinal algumas figuras importantes dos quadrinhos como os X-Men e Homem Aranha estão na posse de outros estúdios. Os losers, como o Senhor das Estrelas os caracteriza, já não são mais tão losers.

Nota: 10/10

No quadro HEY, Eu Quero uma Segunda Opinião!, O Nerd Contra Ataca abre espaço para que outros críticos deem suas opiniões acerca de um filme já comentado pelo site.

0 comentários :

Postar um comentário