quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

As esnobadas do Oscar 2016

Os filmes e pessoas que não chegaram na lista final de indicados.

Por Pedro Strazza.

Enquanto premiação de cinema mais conhecida no mundo, o Oscar é conhecido em suas votações por ignorar certos candidatos em favor de outros. Os famosos esnobados do Oscar acabam nessa triste categoria pelos mais diferentes motivos: sua campanha para chegar na lista final de indicados não foi forte o suficiente, sua candidatura foi vista com ceticismo pelos votantes, haviam melhores candidatos na disputa ou mesmo suas brilhantes performances (artísticas ou técnicas) foram esquecidas em meio à anual avalanche de marketing que os estúdios provocam. 


Em 2016, isso não foi diferente. Os treze trabalhos e produções elencados a seguir acabaram de fora da lista final da 88° edição dos Academy Awards, mas em algum momento da corrida pelo prêmio (que começa lá pra meados de outubro e termina na cerimônia em si) sonharam com a possibilidade de serem indicados. Mas mesmo eles tendo sido esquecidos pela Academia, nós nos lembraremos deles.

No In Memoriam do Oscar 2016 temos:

  • Benicio Del Toro (Sicario - Terra de Ninguém)

Já com um Oscar em casa (por Traffic, em 2000), o porto riquenho Benicio Del Toro foi um dos poucos pontos fortes do fraco Sicario - Terra de Ninguém, fazendo um tipo John Wayne deturpado no faroeste contemporâneo de Denis Villeneuve. Com o filme aparecendo de última hora na disputa pelos prêmios principais, era de se esperar que ele conseguisse lugar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, mas suas expectativas acabaram frustradas.

  • Charlize Theron (Mad Max - Estrada da Fúria)

Responsável por entregar a personagem mais marcante de 2015, Theron ainda assim corria por fora na disputa do prêmio de Melhor Atriz. Mas com Mad Max - Estrada da Fúria sendo o filme com o segundo maior número de indicações na premiação desse ano (dez, atrás apenas de O Regresso), é estranho que sua performance como Imperator Furiosa tenha acabado de fora da lista. 

  • Idris Elba (Beasts of No Nation)

Extremamente feliz em seu papel no filme de Cary Fukunaga, Elba poderia ter sido tanto o único a romper com a sequência de 20 atores e atrizes brancos nas categorias de atuação como também o "herói" da Netflix ao colocar pela primeira vez uma produção do canal de streaming entre as principais categorias do Oscar. Mas a Academia, aparentemente, ainda não está preparada para tamanha revolução.

  • Kristen Stewart (Acima das Nuvens)

Azarona por essência na disputa, Stewart dependia que sua ótima performance em Acima das Nuvens fosse lembrada nos indicados apenas pelo boca-a-boca dos votantes, já que não tinha campanha para impulsionar sua nomeação, além de torcer para que Alicia Vikander e Rooney Mara acabassem indicadas a Melhor Atriz. As variantes claramente não lhe foram favoráveis.

  • Maryse Alberti e Michael B. Jordan (Creed - Nascido Para Lutar)

Se B. Jordan é mais um ator negro que não rompeu com o "Oscars All White", Maryse Alberti não conseguiu acabar com uma falha histórica da Academia: O Oscar de fotografia nunca teve uma mulher entre seus indicados. E seu trabalho, assim como o do protagonista de Creed, é um primor.

  • "See You Again" (Velozes e Furiosos 7)

Vin Diesel até tentou, mas não foi dessa vez que ele consegue emplacar um filme seu na lista de indicados ao Oscar. E dessa vez ele até tinha chances, já que a canção "See You Again" mostrou popularidade suficiente para alcançar uma nomeação em Melhor Canção Original. Mas se em anos recentes a Academia foi mais popular em tal categoria, esse ano ela foi diferente. Azar.

  • O Bom Dinossauro/Snoopy e Charlie Brown - O Filme

Eles pareciam estar dentro, mas não contavam com a astúcia das animações de menor visibilidade. Antes fechada do princípio, a categoria de Melhor Animação surpreendeu excluindo o filme jurássico da Pixar e a nova adaptação de Peanuts às telonas para dar lugar ao último trabalho do Estúdio Ghibli (As Memórias de Marnie) e o brasileiro O Menino e o Mundo. E para falar a verdade, isso foi ótimo.

  • Colina Escarlate

Embora seja um filme mais fraco do diretor Guillermo del Toro, Colina Escarlate teve méritos suficientes para merecer indicações nas categorias de Melhor Design de Produção ou Melhor Figurino em sua construção eficaz de um terror gótico clássico. Mas o filme não contava com O Regresso, que praticamente roubou suas duas únicas chances de glória na premiação.

  • Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros/A Travessia

Um foi um inesperado fenômeno de bilheteria. O outro apostou com tudo nos efeitos visuais para contar sua história. Os dois apostaram que conseguiriam lugar na categoria de Melhores Efeitos Visuais. Ambos acabaram de fora.

  • Que Horas Ela Volta?

Representante brasileiro na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme de Anna Muylaert caiu fora do páreo ainda na pré-seleção da categoria, chocando a imprensa brasileira e estrangeira no processo. O filme, afinal, era tido como um dos únicos a ter chances de tirar o prêmio do húngaro Filho de Saul, cargo que agora fica com o francês Cinco Graças. O Brasil, pelo menos, não passará mais um Oscar de fora, graças à grata surpresa do Menino e o Mundo na categoria de Melhor Animação.

  • No Coração do Mar

Aqui a menção é válida a título de diversão. Previsto originalmente para disputar o Oscar do ano passado, o filme de Ron Howard sobre a origem de Moby Dick acabou se atrasando e marcando estreia para março de 2015. O estúdio, porém, ainda queria que o filme conquistasse algumas indicações na premiação, e acabou por adiar o filme para novembro do mesmo ano. A estratégia, pelo visto, não deu certo: No Coração do Mar nunca mostrou sinais de luta na corrida pelo Oscar em qualquer categoria, graças ao seu desagradável status de "Oscar bait".

Veja também!

2 comentários :

Boas lembranças, inclusive "A Travessia", cujos efeitos visuais estavam cotadíssimos. Outra ausência que particularmente é sentida é a do roteiro de "Mistress America". Para falar a verdade, senti que Noah Baumbach foi meio esquecido nesta temporada, uma vez que "Mistress" e "Enquanto Somos Jovens" não tiveram os seus textos citados por grandes associações, a exemplo do Independent Spirit Awards, que costuma privilegiar muito o Baumbach.

Eu não contei filmes como Mistress America e Magic Mike XXL na lista porque eles nunca chegaram a ser cotados, mas sim, fiquei bastante triste que dessa vez o Baumbach sequer foi cogitado a roteiro. Mistress America tem um ótimo!

Postar um comentário